domingo, 23 de janeiro de 2011

Tutorial - Rail Fence Block

Neste formato este bloco também é conhecido como FOUR PART STRIP  BLOCK.


Como tenho varias amiga iniciando suas aventuras nas costuras e patchwork, montei o Passo a Passo abaixo para incentivá-las, e para mostrar como eu fiz. 

Em patch não existe uma única maneira de se fazer as coisas e cada pessoa vai com o tempo e experiência escolhendo o que funciona melhor para si. Então fiquem a vontade para tentarem desta forma e de outras, ok?

O Rail Fence é uma variação do Four Patch
ou bloco com 4 partes,  é um bloco bem simples.




No Rail Fence são usadas tiras de no mínimo 3 tecidos diferentes,
que combinem entre si, para a montagem de cada uma das 4 partes.





Os blocos de patch para o Love Quilts Brasil devem ter o tamanho final de 30cm + margem de costura, regulei minha máquina para que a margem de costura fique com 0,75cm, acertando a posição da agulha. Calculei então as medidas de cada sub parte do bloco







Para montar os 13 blocos do jogo para a Maria Cecília cortei 52 retangulos de 16,5 X 6,5cm com cada um dos tecidos escolhidos.







Escolhi a disposição dos tecidos e uni os 3 tecidos formando quadrados de 16,5 X 16,5cm




A posição das tiras e a disposição de cada 1 das 4 partes no bloco cria efeitos visuais interessantes.



As duas montagens ficariam bem bonitas, mas eu tive que optar por uma delas.


Para decidir qual iria usar coloquei o tecido da borda ao lado:


1ª opção:                                                    2ª opção
 ou 

Gostei mais da 2ª !


Então hora de unir as partes para a montagem do bloco.
Primeiro uni as  2 partes de baixo

o avesso ficou assim:

e depois uni as 2 partes de cima:






















Agora só mais uma costura e Vapt-Vupt o bloquinho estará pronto!




Note que procuro sempre manter a borda do tecido alinhado com o pé calçador, enquanto estou costurando, isso ajuda  para que a costura fique reta e com a margem de costura  de 0,75cm














Veja aqui como ficou a frente do bloco com o ponto de encontro das  costuras centrais









E no avesso, as costuras ficaram  assim:


Pronto! Aqui estão os 13 blocos (12 para o acolchoado e 1 para a almofada) posicionados no Design Wall





Uma opção de montagens do bloco Rail Fence em um quilt só com blocos de patch é esta:



O Rail Fence é um bloco simples e  super versátil.
E ai, gostaram?
Espero ter ajudado.
abraços,
Ivani


9 comentários:

Anônimo disse...

Ivani, ficou super lindo, delicado, suave, tb gostei muito da opção 2, eu viajo neste blog, e cada dia vou aprendendo algo.
lindo, parabéns por este capricho e carinho.
beijos
Elsa

Cintia Caldas disse...

Ivani.
MUITO OBRIGADA!!!
Com certeza eu vou fazer!
beijos.
Cintia

Cantinho da Aracy disse...

Arrasou no PAP. Também gostei mais da montagem de número 2, ficou ótimo.
Beijos no coração

Jussara Machado disse...

Não só gostei como valeu!! Suas explicações estão supimpa! Eu adorei a combinação dos tecidos.
Se esses quadros forem para a Maria Cecilia, então eu vou participar com um bloquinho bordade.
Que bom!
Beijos
Ju

CLARINHA disse...

PARABÉNS ,ADMIRO ESSE TRABALHO,E ESTOU COMEÇANDO A ME INTERESSAR EM FAZER .

A SEGUNDA OPÇÃO ESTÁ LINDA.

MARIA CLARA
msilveiradacosta@gmail.com

Anônimo disse...

Ficaram lindos, achei o 2º mais harmonioso mesmo, já coloquei nos favoritos.
Parabéns

Claudia Garcia

Anônimo disse...

brigadinha Ivani!

ainda tenho chão para costurar até chegar nessa perfeição!

para vc pode parecer fácil, mas não sei nadica ainda!


bjs!

ah! mas ficou show o seu pap viu?!

Marli Ramires

artesanato you disse...

Adorei o PAP!!!!
vai ficar maravilhosa a colcha da Maria Cecilia!!
parabéns.
bjx

Cheia Di Graça disse...

Adorei! Lindo de mais, Parabens.
Adoro esse tipo de artesanato.
Estou te seguindo
Beijos

www.cheiadigraca.blogspot.com.br