domingo, 21 de novembro de 2010

ABACATEIRO COM HISTÓRIA

Na casa onde nasci e morei até casar, tínhamos um pomar, o quintal era grande, e no fundo haviam várias árvores frutíferas: Caquí chocolate, Jabuticaba, Laranja Pera, Pêssego, Ameixa e Limão. Lá eu passava horas brincando. A casa ao lado era dos meus avós, e eles também tinham várias árvores no fundo do quintal, incluindo 2 abacateiros. Em um deles diziam que  um raio caiu e ele não produzia, em compensação o outro dava tantos abacates que os frutos eram distribuídos para toda a família, amigos e vizinhos, uma beleza. E como eram gostosos aqueles abacates, Adorava comer com açúcar e limão. Minha mãe também fazia vitamina com leite ou creminho, que nada mais era do que abacate amassado com limão e açúcar, hummmm deu até água na boca.


Quando minha prima comprou uma casa também com um grande terreno, meu avó deu a ela uma muda do abacateiro. E depois que meus pais mudaram e a casa do meu avó também foi vendida,a gente continuava a saborear os deliciosos abacates da casa da prima Odette.


Logo que construímos nossa casa aqui em Minas Gerais, em 2001, providenciei para que um caroço (ou seria semente?) de um dos abacates da casa da prima Odette brotasse e logo tratamos de plantá-lo em nosso quintal. No primeiro ano, durante o inverno a geada queimou a ponta da mudinha, mas logo ela se recuperou e continuou crescendo. 

A expectativa para que ele iniciasse a produção sempre foi grande, mas os anos foram se passando e nada.

Finalmente no início desta primavera, observamos a primeira florada. E logo em seguida os pequenos frutos apareceram.

Muitos foram derrubados pelos ventos e fortes chuvas, consegui contar 20 frutos entre as folhagens, espero que sigam crescendo, atualmente estão com aproximadamente  3 a 4 cm.  



Esta é a primeira produção de nosso abacateiro, "neto" do abacateiro plantado por meu avô Antonio.


Abraços,
Ivani

4 comentários:

Jussara Machado disse...

Querida Ivani, que linda essa estória! Que delícia a gente ter essas lembranças não é? Muito bom mesmo! Tomara que esse seja muito frutífero.
Aproveito para agradecer a visita e o comentario que me fez.
Beijos
Ju

Nice disse...

Ivani, muito linda a estoria e o abacateiro... Vocês já comeram? Adoro abacate... Beijos, Nice

Anônimo disse...

Hi Ivani
Lovely to hear from you and I'm glad you like my design. I am envious of you having an avocado tree - one of my favourite foods.

Regards
Val

MARLI RAMIRES disse...

que bom!! agora ele estará todos os anos dando frutos!

na casa do meu sogro tem um gigantesco, que dá muitos abacates anualmente, e são deliciosos!