quinta-feira, 22 de abril de 2010

Alfinetar ou Alinhavar?

Muitas quilters quando estão montando o sanduíche preferem usar alfinetes de segurança.


Dependendo se o trabalho será quiltado a mão ou a máquina e principalmente com que tipo de máquina  - Já repararam que em muitas maquinas domésticas modernas, elétricas e até eletrônicas o espaço entre o pé calçador e o corpo da máquina está cada vez menor?  - serão necessários MUITOS alfinetes.
Para "quiltar" um trabalho grande em máquina doméstica, é preciso prender muito bem todas as camadas do quilt ou o resultado final será um desastre.
Por mais que eu já tenha tentado usar somente os alfinetes, nunca consegui bons resultados só com eles. No topo tudo parece perfeito, mas quando olho o lado do forro... está tudo abolado...  e  todos os alfinetes acabam sendo removidos.
Comigo tem funcionado muito melhor alinhavar todo o topo. 


Normalmente as indicações são para que partindo do centro do trabalho seja feito um alinhavo em toda extensão horizontal, outra em toda extensão vertical e diversas na diagonal. Mas me adaptei melhor fazendo grades, na medida do possível retas,  com alinhavos na horizontal e na vertical. 


Vejam  que  diferença:
Embora os alinhavos não estejam retos (rsrs) a diferença entre a parte alinhavada e a parte alfinetada é bem evidente.
É mais demorado, mas o resultado compensa. Então sigo com os alinhavos!


Em tempo: Amanhã todos os alfinetes que ainda estão no trabalho,  serão removidos. 


abraços,
Ivani

3 comentários:

Paula Louceiro disse...

Oi Ivani, que bom que gostou da almofada. Fico muito feliz. Tem um bloquinho novo lá no blog. Quanto ao quilt, eu ainda não fiz nada grande para quiltar então não sei com qual técnica vou me adaptar, mas muito obrigada pelas dicas. Com certeza vou me lembrar. Bjoka

Cantinho da Aracy disse...

Oi querida
Não tinha visto esta postagem na época, realmente o resultado entre o alinhavo e alfinetes é incrível, podia ter lido isto antes da minha experiências...kkkkkkk
Beijocas no coração

Elsa disse...

Ivani, aproveito para fazer uma pergunta, o alinhavo tu faz a mão e ainda coloca os alfinetes.?
Beijos
Elsa